Soure, Montemor-o-Velho, Coimbra e Mealhada
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Alfarelos e Pampilhosa compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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A primeira fase, já concluída, empreitada de Renovação integral da superestrutura da plena via, num troço com 35 quilómetros de extensão em via dupla, incluiu:
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Alteamento e prolongamento das plataformas de embarque em 3 estações e 5 apeadeiros;
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Trabalhos de estabilização de vários taludes, de melhoria dos sistemas de drenagem e de instalação de vedações ao longo do troço;
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Adaptação do sistema de Catenária e instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção;
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Instalação de quatro aparelhos de mudança de via (AMV), que permitirão o cruzamento de comboios de 750 metros.
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Segunda fase, no mesmo troço inclui os seguintes trabalhos:
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Reconversão do Edifício de Sinalização em Edifício de Passageiros, alteamento de plataformas, abrigos e Passagem Superior Pedonal;
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Alteração do layout de Alfarelos com ampliação de três novas linhas de resguardo para comboios até 750 m e correspondente adaptação dos sistemas de sinalização, Centro de Comando Centralizado de Lisboa e de controlo automático de velocidade;
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Construção de dois elevadores de acesso à Passagem Superior Rodoviária (PSR) existente ao km 200+571 da Linha do Norte;
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Construção de Passagens Superiores de Peões no Apeadeiro de Formoselha, a norte deste apeadeiro, no Apeadeiro do Ameal, na Estação de Taveiro, no Apeadeiro de Casais e ao km 217,826 para encerrar passagem de Nível;
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Construção de Passagem Inferior de Peões no Apeadeiro de Espadaneira;
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Construção de Passagem Superior Rodoviária, para eliminar a PN rodoviária existente ao km 218+541 localizada a sul da Fábrica Triunfo;
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Construção de Passagem Superior Rodoviária, ao km 223+439;
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Construção de Passagem Inferior Rodoviária ao km 227+739, para encerrar a PN rodoviária existente ao km 227+680.
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Benefícios
A conclusão da modernização deste troço irá permitir o aumento da segurança e flexibilidade da exploração, o aumento de capacidade para o tráfego de mercadorias (circulação de composições com 750m) a redução do tempo de percurso dos serviços de Longo Curso, a renovação do ciclo de vida da infraestrutura e a redução anual do OPEX da IP.
Financiamento Comunitário